- o eletrificador deve ficar protegido do sol e da ação do clima dentro de um galpão em lugar alto e protegido, ou dentro de ma caixa suspensa em parede ou poste.
Cuidados contra raios e manutenção
- contra os raios quando há uma formação de mal tempo o responsável pela propriedade deve tomar como precaução e alguns cuidados, deve desligar o eletrificador de cerca evitando danos ao aparelho. Mas há um outro aspecto a ser considerado na cerca eletrificada, alem de existir menos fio e gasta-se menos material, reduz a possibilidade de atrair o raio do que a cerca comum.
- quando há formação de mal tempo o gado geralmente se aproxima da cerca, e quando há incidência de um raio nessa cerca nos temos sempre um numero muito grande de mortes de animais na fazenda, no caso de cerca eletrificada o animal já respeita, fica mais longe e com isso reduz a quantidade de mortes dos animais.
- Outro aspecto importante a se considerar no uso da cerca eletrificada, e conservá-la sempre limpa, removendo todo o capim junto a cerca, pois nada deve encostar no fio eletrificado, o capim provoca descarga de energia e reduz a intensidade do choque.
- duas formas poderão ser utilizadas para mantê-la limpa, uma e capinando regularmente, outra é usando herbicida, assim os animais visualizam melhor a cerca a mantêm distância.
OBS: Para cercas em contato com a vegetação e acima de 1000 m de extensão
- recomenda-se o uso de eletrificador e a partir de 1 Joule
- utilize um arame com boa camada de zinco, e que suporte uma boa carga de ruptura. O diâmetro deve ser próximo a 2mm, o qual tem uma excelente condutividade. Também será uma ótima opção o arame galvanizado bitola 14, ambos soão indicados com ótimo resultado. caso optar por algum arame inferior e constatar minha queda de tensão no final da cerca, instale 2 ou 3 fios, e interligue-os.
- aterramento: 2 a 3 barras de cobre, e se necessário, instale mais um fio terra conforme instrução no verso, o qual não e necessário isolar, apenas ligue-o ao aterramento.